Pular para o conteúdo

Argentina – Buenos Aires

Cilma

O clima da cidade é temperado úmido. A temperatura média anual de 18º faz com que sejam escassos os dias de calor e frio intensos
Os verões são quentes, o calor é úmido, a media de janeiro é 24,5 ° C. As manhãs são quentes, faz muito calor ao meio-dia e nas primeiras horas da tarde. À noite, a temperatura desce levemente, e por isso se usa roupa fresca e leve, sem necessidade de usar agasalhos. Os invernos são suaves, O mês mais frio é julho com uma temperatura média de 11 º C. E embora não ocorram geadas é preciso sair com um agasalho de lã, uma jaqueta ou um sobretudo e cachecol. No inverno o frio é moderado durante o dia, mas durante a noite a temperatura baixa muito. As estações mais chuvosas são o outono e a primavera (de março a junho e de setembro a dezembro). Geralmente são chuviscos ou chuvas breves que não impedem o desenvolvimento normal das atividades e permitem sair, levando um guarda-chuva ou uma capa. Nos dias ensolarados do outono e da primavera as manhãs são frescas, a temperatura sobe de maneira agradável ao redor do meio-dia e desce pela noite. Raramente ocorrem a temperaturas inferiores a 0 ° C e acima de 36 º C.

Noites

Buenos Aires, também é uma cidade de vida noturna.Entre as diversas atrações da cidade, as mais famosas e imperdíveis, são as apresentações e shows de Tango. O tango nasceu nos bordeis do porto de Buenos Aires em meados do século XIX. Os imigrantes europeus distraíam sua solidão e esforços em modestas pistas de dança animadas por um trio de violão, flauta e violino. Já a princípios do século passado se instalou nos principais cabarés de Paris. Triunfar na Europa o transformou em um gênero universal que possibilitou sua entrada na alta sociedade de Buenos Aires. Mais adiante se somaram ao trio o piano e o acordeão (bandoneón), este último considerado “o” instrumento de tango, e apareceram as primeiras orquestras típicas e o tango-canção, encarnado pelo herói popular Carlos Gardel. Em Buenos Aires o tango se escuta e desfruta em todos os lugares. Para vê-lo, há uma ampla seleção de espetáculos, tão ao ar livre como em casas de tango, que oferecem jantar-show. Entre tantas opções, o Señor Tango, localizado no antigo bairro de Barracas, é um convite irrecusável para desfrutar de uma noite inesquecível ao compasso do dois por quatro. A arquitetura e decoração da casa juntamente com cenário e figurino especial, garantem ainda mais charme e emoção na apresentação cênica desta típica dança do folclore argentino, a casa e o espetáculo deslumbram os visitantes desde 1996, com os melhores shows de tango para desfrutar uma clássica noite portenha.O tango levado a sua máxima expressão artística: uma Celebração Espetacular, que é desfrutado com os cinco sentidos.
Tecnologia de última geração, quarenta artistas em cena apresentando música, dança e canto. Um grande final com as personalíssimas adaptações da “missa crioula” e o tema central da ópera rock Evita, que lhe chegará ao coração. Como nasceu Senhor Tango?
No inicio do século chega a Buenos Aires uma tradicional família de imigrantes italianos, com seus baús cheios de lembranças de sua terra, uns poucos pertences e muitas ilusões.
Instalaram-se perto do porto em Barracas, bairro tradicional de gente de trabalho, indústrias e fabricas. Ali, em seu coração frente à velha estação, construíram um grande armazém de Ramos Gerais, que com o tempo foi um dos maiores e mais prestigiados. Chamaram-no “Armazéns Brenta e Roncoroni”.
A arquitetura tradicional, a cargo de um de seus fundadores, observa tetos abobadados, colunas de ferro, pisos de paralelepípedos em quebraço colorado, três níveis e detalhes de solidez em sua estrutura geral. Respeitando as visões de quem o criaram, e talvez inspirado pelo lugar e interpretando esses mesmos sonhos, Fernando Soler o reciclou integralmente, mantendo intacta sua estrutura. Sua fachada recorda uma grande catedral romana, e a seu rendimento se percebe a elegância e o sonho realizado daqueles pioneiros seguido magistralmente por Fernando Soler (criador, diretor, produtor, cantor e figura central do espetáculo) Senhor Tango foi declarado de Interesse Parlamentar pela Honorável Câmara de Deputados da Nação, de Interesse Turístico pela Secretaria de Turismo, e de Interesse Cultural pela legislatura da Cidade Autônoma de Buenos Aires.    

Compras

As compras são outro atrativo em Buenos Aires, para os turistas.Os artigos de couro são típicos da capital Argentina, e estão disponíveis principalmente em casacos, botas e bolsas. Tão procurado pelos brasileiros são as grifes reconhecidas internacionalmente, que em geral são mais baratas que no Brasil. É fácil encontrá-las nas ruas Santa Fé e Florida, além dos shoppings.  Entre os shoppings destacam-se o Pátio Bullrich, considerado o mais refinado de Buenos Aires (Av. del Libertador, 150) e o Galerias Pacifico, construído no inicio do século passado, com arquitetura belíssima (Calle Florida, 753). Menos conhecido pelos turistas, mas um dos shoppings mais simpáticos da cidade é o shopping Buenos Aires Design, localizado atrás do Cemitério da Recoleta não pode deixar de ser visitado. São 60 lojas oferecendo produtos de qualidade quase todos fabricados e desenhados na Argentina, voltados para casa – arte e decoração.

Gastronomia

A cozinha argentina é resultado de uma interessante mistura entre tradições européias e indígenas e a variedade de produtos agrícola-pecuários que abundam em suas terras. Cada região se caracteriza pela utilização preponderante de alguns produtos, embora a carne e o assado transcendam as geografias e culturas do país. O assado (churrasco)forma parte da cultura argentina. A cidade de Buenos Aires, como toda cidade cosmopolita, conta com uma extensa oferta gastronômica, onde se pode degustar pratos típicos de todo o país, novas tendências gastronômicas e pratos do mundo inteiro. No entanto, Buenos Aires desenvolveu uma cozinha típica, chamada “cozinha portenha”, onde sobressaem algumas preparações, muito influenciadas por espanhóis e italianos. As massas, a confeitaria e os doces, milanesas, omeletes e “paellas”, os ensopados e sorvetes e a pizza. Entre os bairros que concentram maior proposta gastronômica se destacam Palermo, San Telmo e o cais de Puerto Madero.

Dicas

Locomoção A cidade de Buenos Aires é plana, e os prinicipais barros estão bem proximos (curtas distancias), por isso é fácil, rápido e gostos realizar os passeios a pé. Mas, para quem preferir a comodidade dos táxis, pode optar por este transporte, já que a corrida é barata e há táxis por toda a parte (neste caso apenas preste bastante atenção no pagamento, tente levar o dinheiro trocado, existem muitos problemas e queixas de notas falsas e trocos errados)    Não deixe de provar! Não deixe de provar e trazer na mala, o mais famoso e delicioso doce portenho – os alfajores (dois biscoitos com recheio de doce de leite com cobertura de chocolate). Existem diversas marcas, mas os da Havanna (marca tradicional com diversas lojas espalhadas) e os Alfajores Cachafaz (macio, fresco e saboroso) são sem duvidas os melhores.  

Lugar

Buenos Aires, oferece diversos lugares para visitar e curtir. Entre os principais na cidade se destacam: as casas de tango, os salões e milonga; o elegante bairro da Recoleta em cujo cemitério se encontra a tumba de Evita Perón-, e seus exclusivos passeios de compras; Palermo – o coração da vanguarda portenha, a moda e a vida noturna; os cafés e botecos tradicionais; as lojas e feiras de antiguidades de São Telmo; os museus e salas de arte contemporânea e o Hipódromo. Outros percursos notáveis incluem: A Avenida de Mayo que une a Casa Rosada e o Congresso, e aonde se vêem alguns dos edifícios mais emblemáticos da arquitetura portenha de princípios do século XX; o pitoresco porto de La Boca, onde os imigrantes genoveses se instalaram a princípios do século XIX; “La Bombonera”, a quadra de futebol de Boca Juniors; e os cais remoçados de Puerto Madero. Para refugiar se do ritmo urbano, se recomenda percorrer a Reserva Ecológica de bicicleta, ou andar, entre os passeadores de cães, pelos Bosques de Palermo.

Informacões Adicionais

Continente: América Sul| País: Argentina| Cidade: Buenos Aires |

Moeda: A moeda argentina é o peso ($). Existem notas de $ 100, $ 50, $ 20, $ 10, $ 5 e $ 2 e moedas de $2, $1, 50 centavos, 0,25 centavos, 0,10 centavos e 0,05 centavos. Mas, o dólar e os principais cartões de crédito e débito, são aceitos na grande maioria dos hotéis, lojas e estabelecimentos turísticos. Em restaurantes pequenos, transporte público e táxis, se paga em dinheiro. Idioma: O idioma oficial é o espanhol Documentação: Brasileiros não necessitam de visto, nem passaporte. É permitido o embarque com RG original com emissão atual (a emissão deve ser inferior há 10 anos da data do embarque)

Eletricidade: A corrente elétrica na Argentina é de 220 volts, 50 ciclos de corrente alternada. As tomadas têm 2 orifícios cilíndricos ou 2 orifícios chatos com descarga a terra. Convém viajar com um adaptador para estas tomadas Fuso- horário: (GMT -3). A mesma de Brasilia, exceto durante o horario de verão (que neste caso fica com diferença de 1h).

Horário funcionamento lojas: Estão abertas de segunda a sexta-feira das 9 às 20h, e nos sábados das 9 às 13h, mas as lojas das grandes avenidas permanecem abertas toda a tarde. Nos shoppings o horário se prolonga até as 22h inclusive nos fins de semana e alguns feriados Horário funcionamento bancos: Abrem às 10 e fecham às 15h (alguns bancos estendem o horário até as 16h). É possível fazer extrações de dinheiro e outras transações nos caixas eletrônicos, que funcionam durante as 24 horas.

Embaixada do Brasil – Argentina: Endereço:  Calle Cerrito, 1350 Cidade:  Buenos Aires Cep:  C1010AAF Telefone:  (00xx5411) 4515-2400 / 2500 Fax:  (00xx5411) 4515-2401 Email:  embras@embrasil.org.ar Site:  http://buenosaires.itamaraty.gov.br/

Consulado-Geral do Brasil: Carlos Pellegrini 1363 piso 5, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, C1011AAA – http://www.conbrasil.org.ar/CONSBRASIL/atendimento.asp