Turquia

DESTINO

Istambul

Istambul, a antiga Bizânico e Constantinopla, é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo. Foi capital durante dois impérios sucessivos, cristão bizantino e otomano islâmico, e o legado de ambos é visível na cidade moderna de hoje em vestigios e monumentos. E embora não seja a capital atual da Turquia, é o seu coração comercial, histórico e cultural. A cidade de Istambul, tem muitas características únicas e fascinantes. É a única cidade do mundo que ocupa dois continentes, com sua cidade velha, na Europa e Istambul moderna situado na Ásia, separadas pelo Estreito de Bósforo. O charme e o caráter de Istambul está em sua infinita variedade e mistura de contradições. Sua fascinante história legou à cidade uma herança viva de ruínas bizantinas, palácios esplêndidos, mesquitas e igrejas antigas, hamams (banho-houses) e bazares exóticos. Istambul moderna exala bares e discotecas, lojas ocidentais, blocos de escritórios e subúrbios elegantes.  

Capadócia

Capadocia, é o nome antigo da região, que está localizado na parte central da Turquia, com uma história que remonta ao Neolítico. O primeiro assentamento na área foi em Catalhoyuk. Muitos anos mais tarde, dois vulcões principais irrompeu nas montanhas Hasan e Erciyes. A lava que foi expulso, chamado tufo, criou a paisagem esculpida que ele aparece como hoje. Nesse misto tufo havia basicamente dois materiais: basalto e andesito. Com o tempo, o basalto macio corroída deixando para trás o andesito, que se formou formas de rock surrealistas, agora chamados de “chaminés de fadas”.  

Compras

Grand Bazaar
O maior e mais antigo bazar fechado do mundo, também conhecido como o Grande Bazar, é uma das atrações mais atraentes e hipnotizante, em Istambul. Consistindo de um vasto labirinto de 65 ruas sinuosas com mais de 4.000 lojas, casas de chá, hamams. É o paraiso para quem busca compras, o Grand Bazaar oferece de tudo: artesanato especialmente de ceramicas, abajurs e luminarias, tapetas, roupas, pashimiras, bolsas, joias e ouros… Além dos artigos de compras, o Grand Bazzar oferece uma experiencia incrivel, em que voce fará as compras em estilo Otomano. A negociação de preço para comprar qualquer artigo dentro do Grand Baazar é uma experiencia divertida e única. Além disso os idiomas do mundo inteiro são ouvidos dentro deste espaço simplesmente magico e inusitado.

Informacões Adicionais

Continente: Euro-Asiatiaco|País: Turquia|   Idioma: Turco  

Moeda: Lira Turca ( TRY ). As notas são de 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200  liras. Já as moedas são de 1, 5, 10, 25 e 50   kuru? (centavos) e de  1 lira  

Fuso-horário: Na Turquia a diferença é de 4 horas a mais em relação ao Brasil (durante o nosso horário de verão) e de 5 horas a mais no restante do ano  

Voltagem elétrica: A voltagem el étrica na Turquia é de  220 volts AC

Dicas

Visitando as Mesquitas: Ao entrar nas mesquitas  é preciso tirar os sapatos e as mulheres devem cobrir as cabeças. A dica é levar uma pashimina ou lenço na bolsa. Os sapatos temos que deixar em saquinhos plásticos até a hora de ir embora. Durante as orações só é permitido ficar dentro quem for muçulmano, por isto fecham as portas na hora da reza. Uma tradição cultural muito forte na Turquia é o  muezzin, o chamamento para as rezas,  que se ouve através dos minaretes (torres) próximos às mesquitas, principalmente em Istambul. O chamamento acontece diariamente, pelo menos 5 vezes por dia, e rapidamente a gente se acostuma.  

Taxis: Tenha sempre à mão um cartão do hotel, com nome e endereço. Não saia sem ele, e entregue ao taxi, pois será muito difícil a comunicação, já que os motoristas geralmente não falam Inglês.

Ao entrar no taxi diga: “Merabá”, quer dizer “Olá”, para demonstrar sua amabilidade. Mostre o cartão do hotel e diga “Lutfan”, quer dizer “por favor”, aí ele já nota seu esforço de falar no idioma dele e te leva direitinho para os locais.

GALERIA

Istambul

Capadócia

Pamukale