Peru Machu-Picchu

DESTINO

A cidade de Cusco, antiga capital do império incaico, foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e sem dúvida é um dos destinos mais importantes do país. Entre suas ruas de pedras encontram-se edifícios de construção inca, como o Koricancha e o Palácio de Inca Roca, junto com construções coloniais de estilo barroco andino, como a Catedral e a igreja da Companhia. Esta mágica cidade também conta com uma excitante vida noturna.  Ao longo do Vale Sagrado dos Incas, à uma hora de Cusco, estão os povoados de Pisac, Maras, Chinchero e Ollantaytambo, e daí pode-se tomar o trem a Machu Picchu. O enigmático complexo de Machu Picchu, que em Quechua significa “Montanha Velha”, é o mais importante e extraordinário legado dos antigos peruanos, é parte do Santuário Histórico do mesmo nome, o qual é um dos poucos lugares da América, declarados Patrimônio tanto Cultural como Natural da Humanidade pela UNESCO, e ainda eleita recentemente como uma das 7 novas maravilhas do mundo. Encontra-se situado a cima de uma montanha e harmoniza-se com a exuberante natureza que o rodeia, criando um lugar único do mundo.  

Dicas

Há que se ter cuidado com as primeiras horas, onde se pode afetar com o soroche ou mal de altura, especialmente quando se chega de avião. A solução para avita-lo é simples, comer comidas muito leves, não fazer esforços, beber água e mate de coca. Independente da época que visite o Peru, é aconselhavel levar roupa de frio, calças largas, camisetas de algodão, sapatos baixos e confortaveis. Em época de chuvas, é melhor levar capas; em tempos secos, é necessário chapéu e protetor solar.

Gastronomia

Em Cusco, há restaurantes para todos os gostos e economias, como muitos restaurantes de pastas e comida internacional. Paralela a típica comida sul-andina, presente em pratos como o Qapchi ou a Lawa ou em pratos feitos com carne de alpaca (pertigiada por seu refinamento e por não conter colesterol).

Compras

Em Cusco, entre as principais peças artesanais figuram: tecidos em telar peças de cerâmica, jóias em prata, replicas de pintura cusquenha, peleteira, talhados em madeira (decorados em pão de ouro), imagens (Reis, Magos, Virgens, Nnños Manuleitos e Arcanjos), mascaras e outros. O bairro de San Blas concentra oficinas artesanais.

Informacões Adicionais

Embaixada do Brasil – Peru: Endereço:  Av. Jose Pardo 850 – Miraflores Cidade:  Lima Telefone:  (00xx51 1) 512-0830 Fax:  (00xx51 1) 445-2421 Email:  embajada@embajadabrasil.org.pe Site:  http://www.embajadabrasil.org.pe/ Plantão Consular:  (00xx51 1) 9850-39253

GALERIA