Nova Veneza

PACOTES | ROTEIROS E PREÇOS

Nova Veneza


DESTINO

Nova Veneza | SC

Nova Veneza é uma charmosa cidade e importante reduto da cultura italiana.
A colônia de Nova Veneza foi fundada em 1891, sendo a única colônia de imigrantes italianos oficialmente instalada no Brasil pós republica; cerca de 400 famílias oriundas do norte da Itália fundaram a Colônia Nuova Venezia, finalizando o longo ciclo da imigração italiana no Brasil. Atualmente Nova Veneza, com mais de treze mil habitantes, a maioria descendentes dos pioneiros, é considerada como  um pedaço da Itália em Santa Catarina.
A bela cidade encanta com a herança dos antepassados que ainda sobrevive nos costumes e tradições. De modo especial, Nova Veneza mantém viva sua italianidade na gastronomia, nas canções, no folclore e no dialeto falado por muitos habitantes, considerado como uma segunda língua da cidade, passando a ser considerada a cidade mais italiana de Santa Catarina e recebendo o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. São mais de 20 restaurantes que exploram a gastronomia típica italiana como massas, pizzas, galetos, polenta e saborosos vinhos, além de cafés e gelatos.
Seu patrimônio arquitetônico também é um atrativo, com seus casarios antigos construídos pelos imigrantes, arquitetura, praças e monumentos com traços europeus, constituem um rico patrimônio histórico-cultural preservado e inspirados nas edificações italianas, como as Casas de Pedra, que é patrimônio histórico nacional. Seus antigos sobrados de pedra fazem parte dos Roteiros Nacionais da Imigração, projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Destacam-se também o Monumento do Imigrante, localizado no topo do pórtico da cidade, e uma autêntica gôndola veneziana, que você vai encontrar na praça principal. O Museu do Imigrante Cônego Miguel Glacca, a Igreja Matriz São Marcos, as festas religiosas, gastronômicas e o Carnevale di Venezia são outras atrações Aliado a tudo isso, as belezas naturais também são importante atrativo turístico, especialmente as encostas da Serra Geral, com sua rica biodiversidade. 
Entre os principais pontos turísticos estão o Museu do Imigrante, as Casas de Pedras e a famosa Gôndola, doada pelo governo Vêneto.
Durante a Festa da Gastronomia Típica Italiana, no mês de junho, acontece o Carnevale di Venezia, o maior evento deste gênero fora da Itália.
Nova Veneza possui um povo acolhedor, que com sua simplicidade faz o visitante se sentir privilegiado, tornando-o parte da cidade.
Experimente Nova Veneza, uma cidade de encantos e sabores

GALERIA

Marcações: