Termos Técnicos

Separamos alguns dos termos mais comuns, usados no turismo, que você poderá ver ou ouvir durante a aquisição de seu pacote de viagem, ou mesmo durante a realização da viagem.
São informações referente a hospedagem, transporte, serviços, alimentação e outros, que podem te ajudar a entender melhor a sua viagem.

Regime Alimentar: conheça os principais tipos de regime alimentar
Café da Manhã: incluí apenas o café da manhã (quando servido no restaurante)
Meia Pensão (map) = café da manhã + 1 uma refeição (almoço ou jantar), de acordo com a política de cada hotel
Pensão Completa (fap) = todas as 03 refeições (café da manhã + almoço + jantar)
All Inclusive: Refeições (café da manhã, almoço, jantar e refeições intermediárias de acordo com a política de cada hotel);
Bebidas (apenas durante as refeições ou durante o dia todo de acordo com a política de cada hotel);
Entretenimento, os inclusos na diária.
Cada hotel possui políticas próprias de all inclusive como: liberação de frigobar, snacks de piscinas e bares e bebidas nacionais e importadas. é importante conhecer o que realmente faz parte do all inclusive do hotel adquirido.

Passeios e serviços locais
Receptivo: é a empresa local (do destino adquirido) credenciada pela operadora da viagem, para receber os passageiros nos destinos e realizar os passeios incluídos na programação.
By Night: é o passeio noturno, que geralmente inclui um tour panorâmico e visita a pontos turísticos.
City Tour: Passeio turístico por uma cidade, com guia local, são serviços de turismo regulares e complementares, compartilhados com outros passageiros, realizados em veículo de tamanho proporcional ao número de pessoas, em conformidade com as peculiaridades do local.
Traslado/Transfer: é o transporte terrestre de um passageiro.
Transfer IN = Transfer de chegada (trajeto do aeroporto até o hotel)
Transfer OUT = Transfer de saída (trajeto do hotel até o aeroporto)
Transfer IN/OUT = Transfer aeroporto/hotel/aeroporto

Chegada e Saída
Check-in: entrada/chegada (pode ser mensurado em data e/ou horário)
Check-ou: saída/retorno (pode ser mensurado em data e/ou horário)
Early Check-in: Entrada antecipada do hóspede no apartamento antes do início da diária. A concessão dessa liberalidade, sem ônus, é critério de cada hotel e depende de disponibilidade. Para garantia a entrada imediata no apartamento, independente do horário de início da diária, é necessário o pagamento de uma diária extra na aquisição do pacote.
Late Check-out: Permanência do hóspede no apartamento após o término da diária. Essa tolerância, sem ônus, é critério de cada hotel e depende de disponibilidade. Para garantia da permanência no apartamento após o término da diária, é necessário o pagamento de uma diária extra na aquisição do pacote.
Como regra geral, as diárias nos hotéis iniciam-se às 14:00h do dia da chegada e vencem às 11:00h do dia da partida (horário máximo para permanência nos apartamentos). Os horários corretos de entrada e saída dos hotéis estarão impressos no voucher de hospedagem. Esses horários deverão ser respeitados, independentemente do horário de chegada ou saída do vôo. A ocupação do apartamento antes ou depois desses horários acarretará a cobrança de uma diária extra por parte dos meios de hospedagens, diretamente ao CLIENTE e/ou passageiros e que não será, de nenhuma forma, restituída pela OPERADORA.

Apartamentos: conheça as siglas do tipo de acomodação, de acordo com a quantidade de pessoas que compartilham o mesmo apartamento
SGL: individual (single). Uma única pessoa hospedada no apartamento.
DBL: duplo. Duas pessoas dividindo/compartilhando o mesmo apartamento.
TPL: triplo. Três pessoas dividindo/compartilhando o mesmo apartamento.
QDPL: quádruplo. Quatro pessoas dividindo/compartilhando o mesmo apartamento.
Casal: Duas pessoas dividindo/compartilhando a mesma cama (cama de casal)
Twin: Duas ou mais pessoas utilizado camas separadas (camas de solteiro)
As acomodações utilizadas são em regra, de categoria standard (básica), não havendo como, em caso de apartamentos triplo ou quádruplo, garantir a privacidade dos passageiros. Verifique sempre no caso de apartamentos com mais de duas pessoas (mesmo que sejam crianças) o tipo de cama em que serão acomodados os passageiros adicionais (a partir da 3ª pessoa). Há hotéis onde a cama extra não é do mesmo padrão da cama do duplo, em alguns casos, camas baixas, de armar ou sofá cama.

Tipo de Vôos (transporte aéreo)
Fretamento/Charter: Vôo realizado em uma aeronave fretada, por uma ou mais empresas, que são as responsáveis pela comercialização do voo (empresa fretadora). Este tipo de vôo possui regras pré-estabelecidas quanto à duração, data de saída/regresso e destino, horários, dentre outras. O passageiro não poderá exigir ou se opor a essas restrições.
Vôo Regular: Vôos operados regularmente pelas Cias. Aéreas (vôos comerciais), e que de acordo com a disponibilidade de lugares e tarifas, o cliente pode optar pela data de embarque e retorno, bem como escolher os horários mais convenientes a sua necessidade.
Em ambos os casos, os horários podem ser alterados pela Cia. Aérea, de acordo com regras pré-estabelecidas.
Outros termos:
Diária: valor que se paga por pernoite no hotel, utilizando um horário pré determinado (geralmente das 14h do dia da chegada às 11h do dia da partida, horário máximo de permanência no apartamento).
Forfait: pacote personalizado, um roteiro de viagem desenvolvido para atender as necessidades específicas do passageiro.
No Show: o não comparecimento do passageiro, no dia e horário marcado, para utilização do serviço adquirido (seja no embarque do transporte aéreo, rodoviário ou marítimo; na hospedagem ou nos passeios)
Overbooking: comercialização de bilhetes aéreos ou apartamentos em número acima dos disponíveis para ocupação.
PAX: abreviatura usada para designar "passageiro"
Rooming List: relação com os nomes dos passageiros, enviada aos hotéis informando a divisão dos apartamentos e tipo acomodações a serem utilizadas.
TKT: abreviação de ticket (bilhete)
Up-Grade: oferecimento de serviço superior ao adquirido sem cobrança de valor adicional. O passageiro será beneficiado em caráter de cortesia, por um serviço superior ao adquirido.
Voucher: documento com todas as especificações dos serviços turísticos adquiridos, tanto de hospedagem quanto de passeios, que autoriza o fornecedor a realizar os serviços descritos.
Welcome drink = drink de boas vindas